skip to main |
skip to sidebar
- Antes de introduzirmos à notícia, gostaria de deixar bem claro que Linutop não é o famoso doce brasileiro "Dantop" com formato de pinguim :-P
O antigo projeto francês Linutop, que se destacava por lançar um PC rodando Linux que cabia na palma da mão, anunciou hoje o "Linutop 2", uma versão mais poderosa do pequeno, oferecendo agora transferências internas mais rápidas, maiores capacidades e um grupo de montagem VESA opcional. Enquanto o primeiro era voltado somente para tarefas básicas, como navegação na Web, a segunda versão já é designada para todas as tarefas domésticas do dia-a-dia; o modelo é vendido por 280 Euros, ou aproximadamente 410 dólares.
Duplicando o seu peso (560 g), e consumindo 8 Watts de energia, o minúsculo possui um processador AMD Geode LX800 de 500 MHz, duplicando também a memória do sistema (para 512 MB), e agora possui armazenamento de 1 GB em forma de memória flash. A empresa ainda garante que este Geode tem o mesmo poder de processamento de um Pentium III de 800 MHz.
Além disso, ele vem com quatro portas USB 2.0, uma Ethernet 10/100BaseT, VGA, entrada e saída de áudio, auto-falantes, e um adaptador USB WiFi opcional. A saída VGA suporta resoluções de até 1920x1440 pixels, com aceleração 2D.
Em termos de software, o Linutop 2, que roda uma versão personalizada do Xubuntu, vem com Openoffice, Firefox, VLC e outros utilitários, somando 600 MB e deixando outros 400 livres para o usuário.
Como o sistema é baseado no método LiveCD, mesmo com um sério problema, como de uma acidental exclusão de arquivos, o sistema volta ao normal a cada boot.

Veja mais em:
http://www.electronista.com/articles/08/02/21/linutop.2.mini.pc/
0 comentários debochantes:
Postar um comentário